Chuva forte na Grande SP aumentou 6 vezes

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), apresentou  uma pesquisa que revela que chuvas acima de 100 milímetros, como a que alagou as marginais há um mês, estão mais comuns.

De acordo com a pesquisa o número de dias com chuvas muito fortes, aumentou seis vezes na Grande São Paulo nos últimos anos.

No mês passado, a capital ficou alagada após um temporal atingir a cidade. Naquele dia, choveu 114 milímetros em 24 horas. Vivemos um verdadeiro caos, as marginais Tietê e Pinheiros transbordaram, bairros inteiros ficaram alagados, milhares de pessoas ficaram sem moradia e o comércio sofreu um prejuízo de milhões de reais.

Fevereiro foi o mês mais chuvoso da história, e segundo os pesquisadores a média da década ainda deve aumentar até o final de 2020. O estudo também revela que o estado de São Paulo lidera as estatísticas de inundação do país, com 33,36% do número de casos, seguido por Santa Catarina (11,25%), Rio Grande do Sul (9,06%) e Paraná (8,33%).

O Partido Verde vem denunciando que esse tipo de evento climático está ficando cada vez mais frequente, e que infelizmente tanto a Prefeitura como o Governo do Estado não possuem um plano de adaptação frente a emergência climática que vivenciamos.

Cada vez mais enfrentaremos extremos climáticos, longos períodos de seca e grandes volumes de chuva, essas mudanças atingem o cerne da produção agrícola do estado e a vida nas grandes cidades.

É imprescindível que nas eleições deste ano, esse tema esteja no centro do debate, debater políticas públicas de adaptação e mitigação das mudanças climáticas passou a ser fundamental para pensarmos a cidade que queremos.

Para evitar que cenas tristes se repitam, é preciso aumentar a área verde da cidade de São Paulo, diminuindo a impermeabilização, construir um plano para redução de nossas emissões, preservar nossas áreas de mananciais através de um programa de tolerância zero com ocupações em áreas inadequadas , elaborar uma política de saneamento básico consistente, com medidas de contenção mais intensas, drenagem e escoamento de água mais eficientes e criar incentivos para o uso de energias renováveis e geração de empregos verdes.

Política de Privacidade

Contato

Av. Nove de Julho, 3786 - Jardim Paulista, São Paulo - SP, 01406-000, Brasil

AVATAR PV NEGATIVO.png

PV Nacional: www.pv.org.br