#CidadeInsustentável

A Rede Nossa São Paulo divulgou o Mapa da Desigualdade 2019, infelizmente os dados revelam uma cidade Insustentável, para termos uma ideia, a média de vida em Moema é de 80 anos, e na Cidade Tiradentes cai para 57,3 anos. A média geral da cidade de São Paulo é de 68,7 anos.  


Esses números revelam uma cidade extremamente desigual e com oportunidades bem diferentes para os que moram em bairros nobres e os moradores da periferia.


Outro dado que chama a atenção é que há maior número de mortes entre jovens nos bairros que estão nas últimas colocações: Cidade Tiradentes(57,3), Marsilac (57,5), Grajaú (58,6), São Rafael (58,7) e Anhanguera (58,8). Do outro lado, depois de Moema, aparecem os bairros nobres Jardim Paulista (79,85) Consolação (79,43), Alto de Pinheiros (79,09) e Itaim Bibi (78,67).  


Esses números revelam que morrer em alguns distritos da cidade está intimamente ligado ao acesso a uma infraestrutura urbana ruim, fatores educacionais e de renda , ou seja, a ausência do poder público explica em grande parte a morte de milhares de jovens.


Quando observamos os dados de mortalidade infantil, podemos fazer a mesma afirmação, ou seja, regiões como Cidade Tiradentes ocupa a 7ª posição entre os distritos com maior proporção de óbitos de crianças menores de um ano para cada mil crianças nascidas vivas de mães residentes na região. O distrito que lidera o indicador é Marsilac (24,59), seguido da República (24,29), Parque do Carmo (19,52) e José Bonifácio (18,83). 


Essa profunda desigualdade dentro da cidade de São Paulo precisa estar no eixo do debate eleitoral do ano que vem, uma Cidade Sustentável, se constrói gerando oportunidades iguais e políticas públicas que assegurem a todos o direito a vida, a educação, a saúde e bem estar ambiental.


Nós do Partido Verde de São Paulo, criamos diversos núcleos de estudo para apresentar propostas inovadoras e concretas para reverter esse triste cenário.


Se você também acredita que é possível adotar novas ideias através de um diálogo franco com a sociedade, sem medidas populistas ou que mais desenformam do que realmente melhoram a vida das pessoas, venha participar deste processo. Aqui no nosso site você pode descobrir qual núcleo você gosta mais, se desejar mais informações, mande um Zap para 11 93337 4343.


O caminho não será simples nem fácil, porém uma cidade mais sustentável é possível.

Política de Privacidade

Contato

Av. Nove de Julho, 3786 - Jardim Paulista, São Paulo - SP, 01406-000, Brasil

AVATAR PV NEGATIVO.png

PV Nacional: www.pv.org.br