Deputado Reinaldo Alguz e Vereador Gilberto Natalini realizam audiência pública para combater o desmatamento em São Paulo

Nesta quarta-feria (23), Deputado Reinaldo Alguz (PV) e o Vereador Gilberto Natalini (PV) realizaram uma audiência publica na Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, para debater o dossiê divulgado pela equipe do vereador Gilberto Natalini  que constatou que a Cidade de São Paulo tem 90 novas áreas desmatadas de Mata Atlântica nos últimos 5 anos.

Durante a audiência, o Vereador Natalini mostrou imagens que comprovam que centenas de milhares de árvores foram derrubadas para implantação de loteamentos e pontos de descarte de entulho. 

Durante a audiência o Deputado Estadual Reinaldo Alguz salientou a importância de unir forças entre estado e prefeitura para combater os desmatamentos “precisamos construir uma unidade entre o poder executivo e o legislativo, para juntos impedir que os últimos resquícios de mata atlântica da cidade se percam”, afirmou o deputado.

O Vereador Natalini denunciou a derrubada de pelo menos 500 mil árvores nos extremos leste e sul do município. Os maiores responsáveis pelo desmatamento são organizações que fazem loteamentos irregulares de áreas, de acordo com o estudo realizado pelo gabinete do parlamentar.

As áreas devastadas compõem Áreas de Proteção de Ambiental (APA) e Parques Naturais, que abrigam nascentes, a maior parte delas, responsáveis por abastecer a Represa Guarapiranga, na Zona Sul de São Paulo, cujas águas são consumidas por mais de 5 milhões de pessoas.

Questionado por outros deputados sobre a possibilidade de mudar o atual cenário de desmatamento, o Vereador Natalini lembrou que em 2012, o Poder Público conseguiu zerar a derrubada das matas e os loteamentos nessas áreas, com uma força-tarefa chamada Defesa das Águas, que foi abandonada pelas administrações que sucederam. “Foi aí que recomeçou a devastação”, afirmou o vereador.

O deputado Reinaldo Alguz, lamentou os dados sobre desmatamento porque a derrubada de árvores nesta região comprometerão o abastecimento de água da cidade de São Paulo, que atende milhões de pessoas. “É muito triste ver imagens que revelam a possibilidade de uma nova crise hídrica no futuro” afirmou o afirmou o deputado. 

O material apresentado na audiência pública será encaminhado para todos os 94 deputados estaduais, os parlamentares presentes se comprometeram a marcar uma audiência com o Gianpaolo Poggio Smanio, Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo para envolver o Ministério Público na busca de soluções para o problema, além destas medidas, o deputado estadual Reinaldo Alguz buscará apoio com no governo do estado para que a Secretaria de Segurança Pública participe do grupo de ação para conter o desmatamento.

Política de Privacidade

Contato

Av. Nove de Julho, 3786 - Jardim Paulista, São Paulo - SP, 01406-000, Brasil

PV Nacional: www.pv.org.br

PV Estadual: www.pvsp.org.br 

AVATAR PV NEGATIVO.png