COMO LIDERAR NA CRISE
AUTORA: REGINA PEDROSO

É difícil saber por onde começar ou recomeçar mas um tema que penso ser relevante neste momento é liderança.

 

Por vezes esperamos que liderança seja apenas uma conduta restrita a altos executivos, políticos, influenciadores e comunicadores. 

 

Todavia não é.

 

Liderança é uma habilidade/competência que pode e deve ser desenvolvida por todos. 

 

Faz parte de um rol de novas posturas e conhecimentos que precisam ser adquiridos , incentivados e colocados em prática por todos: estudantes, gestores, empreendedores, funcionários de empresas independentemente do cargo que ocupam, profissionais de todas as áreas, nutrição, medicina, engenharia, administração, direito, veterinária, marketing, comunicação social, educação....sem exceção.

 

Mas o que seria uma postura de liderança? 

 

E quais seriam os atributos que você pode adotar e colocar em prática para transformar quem depende de você, seu negócio e seus funcionários ou entorno. 

 

Vou relacionar 5 aspectos que vejo como relevante em um líder.

 

1- PROATIVIDADE 

  • tomar a iniciativa;

  • agir sem esperar ser cobrado;

  • se antecipar a fatos e problemas;

  • agir com independência e autonomia;

  • fazer sua autogestão;

  • ser autoresponsável;

  • estar presente e disponível para ajudar

  • focar na resolução de problemas

  • desenvolver senso de urgência e prioridade

 

2-  SER EXEMPLO

 

  • atuar de forma positiva

  • zelar pela segurança e bem estar dos demais

  • cuidar do entorno

  • cuidar da saúde física e mental de equipe , amiga e família

  • estimular boas práticas

  • respeitar a si próprio e aos demais

  • inspirar os demais

  • empoderar e incentivar quem precisa de apoio

 

3- POSTURA DE APRENDIZ

 

  • estar sempre estudando 

  • estar atento as tendências 

  • observar os movimentos do mercado

  • compartilhar conhecimento 

  • ter humildade de aprender 

  • ter a capacidade de ensinar

  • ter capacidade critica

 

4- SENSIBILIDADE

 

  • possuir sensibilidade para ouvir as demandas 

  • sensibilidade para enxergar vulnerabilidades

  • mente aberta para inovar e mudar de direção

  • empatia

  • criatividade

 

5- COMUNICAÇÃO

 

  • coragem de expor opiniões e informar

  • comunicar de forma a inspirar

  • ensinar e não punir

  • buscar transformar pessoas

  • adotar uma linguagem objetiva e clara

  • ser transparente 

  • ser verdadeiro

 

Neste momento de crise eu acredito que empresários, empreendedores , comerciantes, gestores e funcionários podem refletir sobre estes pontos e começar a dar alguns passos nesta direção.

 

Busque identificar estes valores e posturas em si e na sua equipe.

 

Valorize ações positivas.

 

Não tenho dúvidas que será um bom começo para quem quer superar o momento com positividade, presença e resiliência. 

 

Um abraço

 

Regina Pedroso

Empreendedora, Advogada e Fundadora da Fomenta.

 

www.fomenta.me

Política de Privacidade

Contato

Av. Nove de Julho, 3786 - Jardim Paulista, São Paulo - SP, 01406-000, Brasil

AVATAR PV NEGATIVO.png

PV Nacional: www.pv.org.br