COMO LIDERAR NA CRISE
AUTORA: REGINA PEDROSO

É difícil saber por onde começar ou recomeçar mas um tema que penso ser relevante neste momento é liderança.
Por vezes esperamos que liderança seja apenas uma conduta restrita a altos executivos, políticos, influenciadores e comunicadores.
Todavia não é.
Liderança é uma habilidade/competência que pode e deve ser desenvolvida por todos.
Faz parte de um rol de novas posturas e conhecimentos que precisam ser adquiridos , incentivados e colocados em prática por todos: estudantes, gestores, empreendedores, funcionários de empresas independentemente do cargo que ocupam, profissionais de todas as áreas, nutrição, medicina, engenharia, administração, direito, veterinária, marketing, comunicação social, educação....sem exceção.
Mas o que seria uma postura de liderança?
E quais seriam os atributos que você pode adotar e colocar em prática para transformar quem depende de você, seu negócio e seus funcionários ou entorno.
Vou relacionar 5 aspectos que vejo como relevante em um líder.
1- PROATIVIDADE
-
tomar a iniciativa;
-
agir sem esperar ser cobrado;
-
se antecipar a fatos e problemas;
-
agir com independência e autonomia;
-
fazer sua autogestão;
-
ser autoresponsável;
-
estar presente e disponível para ajudar
-
focar na resolução de problemas
-
desenvolver senso de urgência e prioridade
2- SER EXEMPLO
-
atuar de forma positiva
-
zelar pela segurança e bem estar dos demais
-
cuidar do entorno
-
cuidar da saúde física e mental de equipe , amiga e família
-
estimular boas práticas
-
respeitar a si próprio e aos demais
-
inspirar os demais
-
empoderar e incentivar quem precisa de apoio
3- POSTURA DE APRENDIZ
-
estar sempre estudando
-
estar atento as tendências
-
observar os movimentos do mercado
-
compartilhar conhecimento
-
ter humildade de aprender
-
ter a capacidade de ensinar
-
ter capacidade critica
4- SENSIBILIDADE
-
possuir sensibilidade para ouvir as demandas
-
sensibilidade para enxergar vulnerabilidades
-
mente aberta para inovar e mudar de direção
-
empatia
-
criatividade
5- COMUNICAÇÃO
-
coragem de expor opiniões e informar
-
comunicar de forma a inspirar
-
ensinar e não punir
-
buscar transformar pessoas
-
adotar uma linguagem objetiva e clara
-
ser transparente
-
ser verdadeiro
Neste momento de crise eu acredito que empresários, empreendedores , comerciantes, gestores e funcionários podem refletir sobre estes pontos e começar a dar alguns passos nesta direção.
Busque identificar estes valores e posturas em si e na sua equipe.
Valorize ações positivas.
Não tenho dúvidas que será um bom começo para quem quer superar o momento com positividade, presença e resiliência.
Um abraço
Regina Pedroso
Empreendedora, Advogada e Fundadora da Fomenta.