Nota do Partido Verde de São Paulo sobre o fracasso da Cop 25

A COP-25, encerrada em Madri, revelou que as autoridades ainda não entenderam a gravidade do assunto.

Foi o pior encontro da cúpula num quarto de século de negociações climáticas organizadas pela ONU. Nós do Partido Verde de São Paulo manifestamos nosso profundo desapontamento com os resultados.

Na nossa visão, o mundo perdeu, mais uma oportunidade para demonstrar maior ambição no enfrentamento da emergência climática. Todos tínhamos esperanças que diante das grandes manifestações lideradas pela ativista Greta Thunberg, as lideranças políticas internacionais se moveriam para construir um acordo, infelizmente não foi esse o resultado.

Quanto ao nosso governo, só temos o que lamentar, a imagem internacional do Brasil está abalada, saímos da conferência como o fóssil do ano, chantagista e líder de um boicote para que o mercado de carbono se concretizasse.

Uma pergunta fica no ar: o que nós ganhamos com isso? Somos uma potência ambiental, poderíamos captar recursos para manter nossas florestas em pé, temos um grande potencial bioeconômico, no entanto, o governo preferiu boicotar tudo, obstruindo as negociações.

 A distância entre as pesquisas realizadas pelos cientistas e a postura dos representantes brasileiros nunca esteve tão grande.

O documento final está longe de responder firmemente à urgência do tema, conforme reivindicado pela ciência e pela sociedade civil. O Brasil não aceitou dois parágrafos incluídos no acordo sobre oceanos e uso da terra. O texto final prevê que os países terão que apresentar, em 2020, compromissos mais ambiciosos para reduzir as emissões para enfrentar as mudanças climáticas na próxima cúpula, que será realizada em Glasgow, na Escócia, em novembro de 2020.

Diante de tamanha frustração, cabe a nós Verdes, intensificar o convencimento da sociedade brasileira, convencer a todos que além de agir rápido, o Brasil pode liderar o tema e se tornar um território da nova economia, gerar empregos verdes com novas tecnologias e atrair recursos para manter nossas florestas intactas. Seremos cobrados pelas futuras gerações por ao menos não tentar mostrar que que a mesma ciência que descobre remédios para curar nossas doenças, está apontando que estamos muito perto do ponto de não retorno, se nada for feito, ficará tarde para mitigar os impactos na vida terrestre. 

Política de Privacidade

Contato

Av. Nove de Julho, 3786 - Jardim Paulista, São Paulo - SP, 01406-000, Brasil

AVATAR PV NEGATIVO.png

PV Nacional: www.pv.org.br