Educação Pública e o Coronavírus

Hoje mais do que nunca estamos vendo a necessidade de se lutar por uma educação pública de qualidade. Com a pandemia do corona vírus estamos acompanhando os inúmeros esforços de diversas universidades públicas no intuito de desenvolver todos os tipos de materiais que possam ser utilizados no combate a doença. Sempre foi falado da importância de se investir na educação pública, que está diretamente ligada a ciência e a pesquisa científica. A partir delas temos condições de prever, nos preparar e até evitar situações como as que estamos vivendo no momento. 


Há mais de dez anos cientistas vêm alertando sobre o surgimento de novas doenças, novos vírus que podem assolar a humanidade em proporções catastróficas; principalmente agora com o advento do aquecimento global que provoca o degelo acelerado e inédito de áreas do mundo que nunca haviam descongelado antes; os desmatamentos que expõem os humanos a terem contato com insetos e animais desconhecidos e que carregam em seus corpos vírus e bactérias mortais.


Tudo isso poderia ser evitado e resolvido através de pesquisa e ciência.
Tal Ciência é feita, em sua maior parte, por instituições públicas como as Universidades Federais e Estaduais, através de investimento e bolsas fomentadas tb pelo poder público.


Porém estamos presenciando um verdadeiro descaso do Estado em relação à isso, com cortes financeiros e ataques diretos a essas instituições.


Temos que lutar e cobrar das autoridades que deixem de cortar verbas e que invistam mais em educação, ciência e saúde, pois são esses os pilares de uma nação desenvolvida.

Professora Meire

Política de Privacidade

Contato

Av. Nove de Julho, 3786 - Jardim Paulista, São Paulo - SP, 01406-000, Brasil

AVATAR PV NEGATIVO.png

PV Nacional: www.pv.org.br