Nota do PV/SP sobre o recorde de índios assassinados em 2019

O número de lideranças indígenas mortas em conflitos no campo em 2019 bateu recorde, segundo dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT).


No último fim de semana, três ativistas indígenas foram mortos no país: no Maranhão, em Jenipapo dos Vieiras, dois indígenas Guajajara morreram e outros dois ficaram feridos durante um atentado no sábado (7); em Manaus, no Amazonas, o ativista da etnia Tuyuca Humberto Peixoto Lemos morreu no hospital após ser agredido a pauladas na segunda-feira (2). 


O Partido Verde de São Paulo, manifesta através desta, primeiro sua solidariedade aos índios que perderam suas lideranças, segundo, nosso profundo repúdio ao discurso de violência institucionalizada nos conflitos do campo, proferido pelo atual governo.


Desde o período eleitoral as lideranças do atual governo promovem um discurso de ódio contra comunidades indígenas, o atual presidente da república e seu anti-ministro do meio ambiente insistem numa política de não remarcar terras indígenas e de criminalizar as ações das comunidades tradicionais.


Na redes sociais, as milícias digitais do governo promovem agressões contra as etnias, membros do poder judiciário reforçam velhos preconceitos chamando em rede nacional índios de preguiçosos, grileiros, madeireiros, garimpeiros ilegais que ameaçam de morte os índios, são recebidos no Palácio do Planalto.


Apoiamos a atitude do Ministro da Justiça Sérgio Moro, de enviar a Força nacional para proteger os indígenas, porém, indagamos quais foram as razões que levaram o Ministro a excluir da portaria a áreas indígenas que apresentam o maior número de invasões, roubos de madeira e caça ilegal na região. 


Não podemos mais aceitar com naturalidade essas atitudes, esse recorde de mortes é responsabilidade desse conjunto de mensagens proferidas diariamente contra nossos povos tradicionais.


Estamos diante de uma política, que claramente deseja retirar os direitos indígenas na força e na bala. 
 

Política de Privacidade

Contato

Av. Nove de Julho, 3786 - Jardim Paulista, São Paulo - SP, 01406-000, Brasil

AVATAR PV NEGATIVO.png

PV Nacional: www.pv.org.br