Novo coronavírus e o Seguro Solidário.

Segundo a OIT/ONU o Brasil é o país do mundo com a maior população de trabalhadores chamados domésticos. São 7 milhões. 3 pessoas para cada 100 habitantes! 1,5 milhões apenas têm carteira assinada.


Em seguida vêm Índia ( 4,2 milhões), Indonésia ( 2,4 milhões), Filipinas ( 1,9 ), México ( 1,8 ) e África do Sul ( 1,1 ). Só para comparação os EUA tem 660 mil.
Segundo o PNUD/ONU a maior concentração de trabalhadores domésticos coincide com os piores coeficientes de desigualdade. É uma população predominantemente feminina que inclue faxineiras, cozinheiras, lavadeiras, babás, copeiras, jardineiros, etc. Portanto é uma questão a ser tratada nas reformas que temos que fazer no Brasil para chegarmos a um país mais equilibrado . Mais Justo. Mais sustentável.


Isso não é coisa que se consiga hoje ou amanhã. E o hoje e o amanhã no Brasil e no mundo é a pandemia COVID-19.


Assim quero apelar para uma atitude solidária que vai ajudar a população mais pobre a suportar os próximos 3 ou 4 meses de pico da epidemia e ao mesmo tempo ajudar a combate-la.


A sugestão é que estes trabalhadores sejam dispensados para ficar em suas casas e que seus salários, é claro, sejam pagos normalmente por seus empregadores. Tanto para os que têm carteiras assinadas como os informais. Não esquecer diaristas que trabalham um ou dois dias por semana. Isto garante o necessário isolamento social e a sustentação econômica de uma grande parcela da população brasileira mais pobre. Cumpre uma das mais importantes orientações das autoridades sanitárias para atravesarmos este período difícil até Agosto 2020.


Quando voltarmos deste enfrentamento ao COVID-19 poderemos nos reencontrar com um sabor diferente. Um sabor de solidariedade.


O presidente é hoje um fator de alto risco que não afeta a epidemia. Precisa ser removido já (constituição tem o remédio). O Brasil precisa de um esforço coordenado de união nacional (uma luta política deve ser adiada, pode esperar). Todo apoio ao SUS.

Eduardo Jorge 

Política de Privacidade

Contato

Av. Nove de Julho, 3786 - Jardim Paulista, São Paulo - SP, 01406-000, Brasil

AVATAR PV NEGATIVO.png

PV Nacional: www.pv.org.br