Cenas dos próximos capítulos


Desde o anúncio da extinção da Fundação Florestal, usamos nossas redes para manifestar nossa indignação, junto com a sociedade, contra uma proposta que era pura maluquice.

Ao longo dessa última semana escrevemos artigos, várias entidades lançaram notas à imprensa para pedir ao Governador que mudasse de ideia. O recuo do Governo se deu como resposta dessa ampla mobilização. Uma vitória da sociedade.

Porém essa discussão ainda não se encerrou pelo fato de que o governo propõe uma fusão dos institutos, Botânico, Florestal e Geológico. Do ponto de vista econômico a pergunta clara será: qual redução de gastos que a medida vai trazer?

No caso do Florestal deve haver uma preocupação em relação as suas áreas plantadas com pinus e eucalipto, cujo venda financia a conservação das UCs paulistas.

Cuidado: o governo paulista há muito pretende vender essas áreas, sem considerar outras alternativas, como seu arrendamento. Com isso as áreas protegidas teriam mais segurança quanto ao financiamento de sua proteção, reduzindo sua dependência dos Governos.

Ainda teremos novos capítulos na defesa da mata atlântica e da biodiversidade paulista. Porém desta última polêmica revelou uma nova esperança. A pauta ambiental ganha quando engajamos a sociedade. A mobilização permanente assegura as conquistas obtidas nas últimas décadas.


Fabio Feldmann

Política de Privacidade

Contato

Av. Nove de Julho, 3786 - Jardim Paulista, São Paulo - SP, 01406-000, Brasil

AVATAR PV NEGATIVO.png

PV Nacional: www.pv.org.br