Dia Internacional da Declaração dos Direitos do Homem


Hoje, 26 de agosto comemoramos o Dia Internacional da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, um documento elaborado durante a Revolução Francesa de 1789, e que iria refletir a partir de sua divulgação, um ideal de âmbito universal, ou seja, o de liberdade, igualde e fraternidade humanas, acima dos interesses de qualquer particular.

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (em francês: Déclaration des Droits de l'Homme et du Citoyen) é um documento que define os direitos individuais e coletivos dos homens como universais. Influenciada pela doutrina dos "direitos naturais", os direitos dos homens são tidos como universais: válidos e exigíveis a qualquer tempo e em qualquer lugar, pois permitem à própria natureza humana.

A importância desse documento nos dias de hoje é ter sido a primeira declaração de direitos e fonte de inspiração para outras que vieram posteriormente, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos aprovada pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1948.

Apesar da declaração elaborada pela ONU ter um alcance maior, por ter sido elaborado no âmbito de uma organização que agrega boa parte das nações do mundo, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão permanece ainda como documento válido para os dias atuais, por pensar o ser humano acima do poder particular em qualquer esfera.

Nós do Partido Verde de São Paulo reforçamos nossa crença nesse documento e alertamos a todos sobre os direitos humanos de terceira geração, que se relacionam com aqueles que incidem sobre as futuras gerações, precisamos avançar nas políticas que garantam as pessoas e espécies que aqui vivem que as condições de vida no planeta serão resguardadas, diante de uma crescente emergência climática é necessário que coloquemos os direitos humanos dos futuros habitantes do planeta no eixo do debate.

Política de Privacidade

Contato

Av. Nove de Julho, 3786 - Jardim Paulista, São Paulo - SP, 01406-000, Brasil

AVATAR PV NEGATIVO.png

PV Nacional: www.pv.org.br