#VidasNegrasImportam

O Movimento Afroverde vem a público repudiar a fala do Presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, que afirmou que “o movimento negro, os vagabundos do movimento negro, essa escória maldita.” É inaceitável que uma autoridade que deveria zelar pela cultura negra e combater o racismo no Brasil, faça justamente o contrário.

Todos os dias sofremos com atos racistas, para ter uma ideia, de acordo com o Atlas da Violência, 75% dos assassinatos cometidos pelas polícias militares no Brasil são contra a população negra.


A desigualdade de tratamento do Estado, com relação a população negra é uma vergonha, apesar de sermos a maioria da população brasileira, somos a minoria nas universidades, diante desta pandemia, os dados revelam que fazemos parte da necropolítica praticada pelo Governo Bolsonaro, os dados de letalidade da de COVID-19 revelam que a grande maioria das mortes são da população negra, que está submetida a péssimas condições de moradia, falta de saneamento básico e atrasos frequentes no recebimento do auxílio emergencial, os sucessivos governos ignoram a realidade por que passa a população negra em nosso país.


Nesse momento que as ruas do mundo todo foram tomadas por protestos antirracismo, nós do Movimento AfroVerdes convidamos a todos os filiados, simpatizantes e autoridades do Partido Verde do Brasil e do Mundo, para numa só voz gritar conosco "Vidas Negras Importam" e "Não consigo respirar", para cobrarmos as milhares de mortes diárias que acontecem no Brasil, como a do menino João Pedro, de Adama Traoré, na França e de George Floyd, nos Estados Unidos.

Juntos podemos denunciar o genocídio da juventude negra no Brasil, não podemos deixar que a  baixa indignação com a morte das Ágathas e dos João Pedros e tantos outros jovens negros, anestesiam nossa alma. Toda vez que um indivíduo pobre e negro é vítima de uma ação violenta policial, a gente se pergunta: ‘o que ele fez de errado?' Em vez de dizer que aquela ação policial é indevida, fere direitos humanos fundamentais, de antemão a gente diz ‘o que aquele sujeito fez de errado.’ 

Não podemos nos calar diante disso! Precisamos reivindicar a humanidade das vidas negras perdidas. Nós do movimento AfroVerdes não aceitaremos colocar embaixo do tapete o racismo escancarado em nosso país. 

Política de Privacidade

Contato

Av. Nove de Julho, 3786 - Jardim Paulista, São Paulo - SP, 01406-000, Brasil

AVATAR PV NEGATIVO.png

PV Nacional: www.pv.org.br