Para conter a epidemia, as populações terão de seguir certas normas.

Dividimos com vocês o artigo do Yuval Noah Harari, publicado no Financial Times.Para ele a humanidade agora está enfrentando uma crise global.

 

Talvez a maior crise da nossa geração. As decisões tomadas pelas pessoas e pelos governos nas próximas semanas provavelmente moldarão o mundo nos próximos anos. Eles moldarão não apenas nossos sistemas de saúde, mas também nossa economia, política e cultura. Devemos agir de forma rápida e decisiva. Também devemos levar em consideração as consequências a longo prazo de nossas ações.

 

Ao escolher entre alternativas, devemos nos perguntar não apenas como superar a ameaça imediata. mas também que tipo de mundo habitaremos quando a ameaça imediata, mas também que tipo de mundo habitaremos quando a tempestade passar. Sim, a tempestade passará, a humanidade sobreviverá, a maioria de nós ainda estará viva - mas habitaremos um mundo diferente.


De forma a conter a epidemia, as populações terão de seguir certas normas.

 

Há duas maneiras de conseguir isto. Uma é o governo monitorar e punir quem quebra as regras. Pela primeira vez na história, a tecnologia torna possível seguir todo mundo. Muitos governos já o fizeram, como a China, que monitorou smartphones. O premiê israelense Benjamin Netanyahu autorizou o monitoramento de pacientes com o coronavírus. Pedir que as pessoas escolham entre privacidade e saúde é uma escolha falsa. Podemos proteger a saúde empoderando cidadãos. Alguns dos casos de maior sucesso de contenção ocorreram na Coreia do Sul, Taiwan e Singapura.

 

Testaram muita gente e confiaram na cooperação de uma sociedade bem informada. Quando se explica às pessoas os fatos científicos, quando a sociedade confia que o Poder Público a informará, as pessoas fazem o certo. Uma população motivada e bem informada é mais poderosa e eficaz do que uma população ignorante policiada. Mas, para chegar a este nível de cooperação é preciso confiança em ciência, nas autoridades e na imprensa. Nos últimos anos, políticos irresponsáveis vêm torpedeando as três. Estes mesmos políticos, agora, podem se sentir tentados a escolher o autoritarismo com o argumento de que não se pode confiar no público para fazer o certo. Confira o artigo: https://on.ft.com/2Ucrtlv

Política de Privacidade

Contato

Av. Nove de Julho, 3786 - Jardim Paulista, São Paulo - SP, 01406-000, Brasil

AVATAR PV NEGATIVO.png

PV Nacional: www.pv.org.br